“Somos professoras do primeiro ano da Escola
Municipal Maria Rosa Dias Rocha. Planejamos nossas atividades diárias juntas,
fazendo as adaptações necessárias de acordo às turmas, pois sabemos que são
diferentes.
Em relação aos estudos do PNAIC, conseguimos
perceber alguns benefícios. Aprendemos como utilizar as brincadeiras e os jogos,
em sala de aula, numa perspectiva pedagógica, tendo a consciência de seus
benefícios, não só para recrear, mas como meio de garantir os direitos de
aprendizagem dos alunos. Em classe, depois que trabalhamos com jogos,
percebemos o seu poder sobre o desenvolvimento geral das crianças,
principalmente as mais tímidas e “excluídas” socialmente.
Aprendemos a explorar a consciência fonológica
e estrutura das palavras nos textos. Isso está permitindo que nossos alunos
avancem através de suas reflexões sobre a leitura e a escrita de palavras em
diferentes contextos.
Não poderíamos esquecer que os encontros são de
extrema importância, pois recebemos orientações, sistematizamos o conhecimento,
trocamos experiências, que enriquecem nosso trabalho com novas ideias e
perspectivas.
Em síntese, o programa nos
trouxe a possibilidade de estudar, de fazer novas tentativas de ensino em
nossas turmas, percebendo mais facilmente nossos erros e, em meio às
dificuldades diárias, de superarmos um pouco a cada dia”.
Gabriela
Amorim Rodrigues
Eliene Silva Bittencourt
Professoras alfabetizadoras –
1º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário