Depoimentos / Relatos de experiência

“Somos professoras do primeiro ano da Escola Municipal Maria Rosa Dias Rocha. Planejamos nossas atividades diárias juntas, fazendo as adaptações necessárias de acordo às turmas, pois sabemos que são diferentes.
Em relação aos estudos do PNAIC, conseguimos perceber alguns benefícios. Aprendemos como utilizar as brincadeiras e os jogos, em sala de aula, numa perspectiva pedagógica, tendo a consciência de seus benefícios, não só para recrear, mas como meio de garantir os direitos de aprendizagem dos alunos. Em classe, depois que trabalhamos com jogos, percebemos o seu poder sobre o desenvolvimento geral das crianças, principalmente as mais tímidas e “excluídas” socialmente.
Aprendemos a explorar a consciência fonológica e estrutura das palavras nos textos. Isso está permitindo que nossos alunos avancem através de suas reflexões sobre a leitura e a escrita de palavras em diferentes contextos.
Não poderíamos esquecer que os encontros são de extrema importância, pois recebemos orientações, sistematizamos o conhecimento, trocamos experiências, que enriquecem nosso trabalho com novas ideias e perspectivas.
Em síntese, o programa nos trouxe a possibilidade de estudar, de fazer novas tentativas de ensino em nossas turmas, percebendo mais facilmente nossos erros e, em meio às dificuldades diárias, de superarmos um pouco a cada dia”.

Gabriela Amorim Rodrigues
Eliene Silva Bittencourt

Professoras alfabetizadoras – 1º Ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário